Por diversas vezes ouvi
críticas ao serviço público e tenho que confessar ter eu mesmo as feito em
alguns momentos, principalmente quando me vi diante de dificuldades provocadas
por mau atendimento ou burocracia excessiva.
No discurso médio, mesmo
entre os gestores, esta culpa é atribuída rigorosamente ao funcionário público,
ao servidor. Custava-me crer que o mesmo indivíduo capaz na iniciativa privada
se tornasse, pelos discursos ouvidos, causa mater da ineficiência do estado.
Deveria haver algo mais, era imperioso que houvesse algo, além disso, para
explicar essas tão expostas deficiências.
Não bastasse a amarga culpa
da ineficiência do serviço público, o servidor ainda vive sob a ofensa moral de
ouvir que a solução para isso seria a possibilidade de demissão, que a culpa da
ineficiência seria da estabilidade dos estatutários que não quereriam trabalhar
sem que o gestor nada pudesse fazer.
Numa análise, ainda que não
tão aprofundada, da importância com que as empresas tratam seus recursos
humanos é possível observar que esta vai muito além do preenchimento
burocrático de controles de faltas e férias vencidas. Há profissionais
responsáveis por identificar e reter talentos, por manter motivadas as equipes,
por estimular a produtividade. Enfim, um mundo novo ainda não descortinado aos
servidores públicos.
Métodos de gerenciamento de
recursos humanos típicos da iniciativa privada podem ser adaptados para
implantação no setor público com melhora dos níveis de satisfação de todas as
partes envolvidas. Os gestores públicos precisam de qualificação e renovação
para entender que o método que tentam aplicar, via de regra, se demonstrou
falido há décadas e a figura do chefe de departamento, uma releitura do feitor
de escravos, há muito foi abolida e substituída por figuras capazes de inspirar
os subordinados, por líderes de fato.
Resultados comparáveis em
eficiência, qualidade e rapidez aos da iniciativa privada no serviço público
são possíveis e devem ser a meta de todo gestor que tem o bem estar de seu povo
como horizonte.
Alexandre Buchaul
Cirurgião-dentista
Especialista em Ortodontia
Qualificação em Gestão em Saúde no SUS – TCERJ
Representante Regional do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas no
Estado do Rio de Janeiro (SCDRJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário