Quando contratamos alguém para que nos preste um serviço,
seja ele qual for, nos preocupamos em saber a respeito da experiência do
profissional em casos semelhantes anteriores, procuramos conhecer as referências
que carrega consigo e seu histórico perante a comunidade. Na administração
pública não pode ser diferente.
O gestor público administra o bem estar coletivo e suas
ações, ou inações, tem impacto direto na construção das mais diversas
realidades. É preciso que tal profissional traga em si a eterna disposição para
o aprendizado.
As cidades estão doentes. Alguns dos problemas que atingem
nossas comunidades se arrastam por décadas e tal qual doenças crônicas que
fogem ao controle vão deixando marcas de sofrimento até a morte.
Saúde, educação e segurança são áreas das mais sensíveis que
se sofrerem falhas no planejamento ou na execução das políticas trazem
consequências danosas irreparáveis.
Em politicas ambientais passamos recentemente por período de comoção
nacional em função do acidente das barragens em Mariana e não me furto a dizer
que agentes públicos mais bem preparados, gestores melhores e mais competentes
talvez pudessem ter evitado esta e tantas outras tragédias por que passamos. Não
podemos esquecer o caos do Morro do Bumba ou os soterramentos na região serrana
do estado.
A imagem de bandidos
correndo no Complexo do Alemão, pessoas se abrigando sob carros, fugindo com
bebês no colo e policiais sendo alvos nas UPPs tão pouco podem ser esquecidas.
O enfrentamento de problemas assim tão graves não pode ficar a cargo de
“qualquer um”, do cabo eleitoral de confiança ou do político derrotado nas
urnas que recebe um posto como prêmio de consolação. Esses problemas exigem ser
tratados por profissionais competentes, qualificados e capazes.
Alexandre Buchaul
Cirurgião-dentista
Especialista em Ortodontia
Qualificação em Gestão em Saúde no SUS – TCERJ
Representante Regional do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas no
Estado do Rio de Janeiro (SCDRJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário