Quantos tomamos na vida? Caminho de casa, do trabalho, da
carreira, do futuro... há vezes em que é dito largo, noutras estreito. Em
algumas, pavimentado e ainda há vezes em que “Tinha uma pedra”, diria Drummond.
Não existe dentre eles mais duro e árido caminho que aquele que trazemos no
peito. O caminho para dentro de nós...
A cada 14 de janeiro milhares de pessoas enchem a estrada que
liga Campos dos Goytacazes ao distrito de Santo Amaro. Durante toda a noite romeiros,
pagadores de promessa e atletas seguem cortando as localidades da chamada Baixada
Campista a pé, por vezes descalços, montados a cavalo ou pedalando. Este ano me
juntei a eles e fiz pela primeira vez o percurso, desde minha casa, de bicicleta.
Chegando a Santo Amaro retornei alguns poucos quilômetros e
junto aos amigos da executiva do PSDB me detive até a manhã do dia 15
(efetivamente o dia dedicado à memória do Santo) na tarefa de servir, aos que
percorriam, água e frutas que lhes aliviassem um pouco o sofrimento a que de
livre arbítrio se submetiam. Emocionante encontrar e conversar com pessoas com
dificuldades de locomoção, enfermas e idosas que perseveravam no propósito de
cumprir até o último centímetro o compromisso de fé que haviam assumido.
O Caminho de Santo Amaro não é mais percorrido na estrada que
no coração de cada um dos devotos, que ao longo das horas rezam superando o
cansaço e a dor, numa jornada aos sentimentos de amor e gratidão guardados no
fundo d’alma. Cada passo, cada novo folego são entregues num pedido de graças e
santificação.
Pessoas que tem origem familiar na Baixada ainda transformam
o dia 15 em um encontro de família revendo parentes, encontrando amigos,
fazendo novas amizades e batizando os filhos na igreja erguida em homenagem a
seu Santo de devoção.
Dia 14 de Janeiro tenho compromisso. A Igreja em que fui
batizado, que recebeu promessas de meus pais e meus avós, a mesma em que
batizei minha filha, vai uma vez mais me receber em Romaria. E a você que faz
do Caminho de Santo Amaro um caminho de vida, digo que estarei lá à margem da
estrada para te receber e incentivar!
Alexandre Buchaul
Cirurgião-dentista
Especialista em Ortodontia
Qualificação em Gestão em Saúde no SUS – TCERJ
Representante Regional do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas no
Estado do Rio de Janeiro (SCDRJ)

Nenhum comentário:
Postar um comentário