sábado, 16 de janeiro de 2016

Caminhos

Quantos tomamos na vida? Caminho de casa, do trabalho, da carreira, do futuro... há vezes em que é dito largo, noutras estreito. Em algumas, pavimentado e ainda há vezes em que “Tinha uma pedra”, diria Drummond. Não existe dentre eles mais duro e árido caminho que aquele que trazemos no peito. O caminho para dentro de nós...

A cada 14 de janeiro milhares de pessoas enchem a estrada que liga Campos dos Goytacazes ao distrito de Santo Amaro. Durante toda a noite romeiros, pagadores de promessa e atletas seguem cortando as localidades da chamada Baixada Campista a pé, por vezes descalços, montados a cavalo ou pedalando. Este ano me juntei a eles e fiz pela primeira vez o percurso, desde minha casa, de bicicleta.


Chegando a Santo Amaro retornei alguns poucos quilômetros e junto aos amigos da executiva do PSDB me detive até a manhã do dia 15 (efetivamente o dia dedicado à memória do Santo) na tarefa de servir, aos que percorriam, água e frutas que lhes aliviassem um pouco o sofrimento a que de livre arbítrio se submetiam. Emocionante encontrar e conversar com pessoas com dificuldades de locomoção, enfermas e idosas que perseveravam no propósito de cumprir até o último centímetro o compromisso de fé que haviam assumido.

O Caminho de Santo Amaro não é mais percorrido na estrada que no coração de cada um dos devotos, que ao longo das horas rezam superando o cansaço e a dor, numa jornada aos sentimentos de amor e gratidão guardados no fundo d’alma. Cada passo, cada novo folego são entregues num pedido de graças e santificação.

Pessoas que tem origem familiar na Baixada ainda transformam o dia 15 em um encontro de família revendo parentes, encontrando amigos, fazendo novas amizades e batizando os filhos na igreja erguida em homenagem a seu Santo de devoção.

Dia 14 de Janeiro tenho compromisso. A Igreja em que fui batizado, que recebeu promessas de meus pais e meus avós, a mesma em que batizei minha filha, vai uma vez mais me receber em Romaria. E a você que faz do Caminho de Santo Amaro um caminho de vida, digo que estarei lá à margem da estrada para te receber e incentivar!

Alexandre Buchaul
Cirurgião-dentista
Especialista em Ortodontia
Qualificação em Gestão em Saúde no SUS – TCERJ
Representante Regional do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas no Estado do Rio de Janeiro (SCDRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário