terça-feira, 31 de maio de 2016

Especialmente Você

Como as pessoas com necessidades especiais e suas famílias nos ensinam, o quanto são importantes para o nosso crescimento profissional e humano. Suas nuances de comportamento, suas carências, ao mesmo tempo, simples e complexas. Como ainda precisamos avançar em sua acolhida e assistência.

Por mais que existam programas que prevejam assistência à pessoa portadora de necessidades especiais, não vemos a sua adequada implantação, não vemos funcionar os mecanismos que deveriam contribuir com as famílias em busca de dignidade para si mesmas e para os seus tão especiais membros. Ainda são muitos os descaminhos na busca incessante por amparo, não raras vezes emergencial, à pessoa portadora de necessidades especiais.

Boa parte das famílias não tem acesso a informações básicas sobre os caminhos a percorrer para que tenham assegurados seus direitos. Os labirintos em que nos vemos postos pela burocracia do Estado são desconhecidos mesmo pelos profissionais, servidores públicos, e, não raras vezes, pelos próprios gestores. Ademais, as estruturas dos serviços são, via de regra, deficientes e desconectadas, não conversam entre si, tornando fragmentado o fluxo de resolução dos problemas e impedindo a atenção integral as necessidades das pessoas. Como então normatizar o fluxo de atendimento as famílias?


Precisamos criar caminhos claros e simplificados para o acesso aos serviços de saúde, aí não apenas para os portadores de necessidades especiais, mas para toda a população. Fluxos que sejam passíveis de ser compreendidos por todos, que sejam públicos e transparentes. Precisamos ter as listas de espera aos serviços mais especializados em cadastros únicos, com publicitação, quiçá na internet, de todos os pacientes que aguardam atendimento. Os critérios de prioridade precisam ser objetivos e públicos e os agendamentos das consultas realizados da forma mais humana possível, para que se acabe com o absurdo que é ver pessoas dormindo na ruas para tentar assegurar uma senha para atendimento. Precisamos de pessoas inteligentes, capazes e comprometidas com resultados para que possamos vislumbrar um futuro melhor no horizonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário